quinta-feira, 21 de julho de 2016

Bolo de churros & por que isso de cozinhar

Pelo menos uma vez por semana, eu chego em casa dos trabalho especialmente na pegada de fazer docinhos bonitos.

Faz uns dois meses que esse virou um hábito feliz (para mim, porque mamãe e vovó tão já se estressando com a baguncinha que deixo na cozinha depois).

É muito inusitado. Vocês não tem noção de COMO é inusitado. Nunca cozinhei nada na vida até o começo deste ano. E ainda vou bem mal em algumas tentativas (jantares, por exemplo, são muito admirados, mas parecem um sonho distante, hahaha). Mas me alivia o stress e deixa feliz de verdade.

Enfim, tá bom já de explicação. Perceberão com o tempo que não sou muito fã de justificativas. The heart wants what the heart wants!

♥♥♥♥♥♥

O que nos leva ao bolinho que fiz ontem. Bolo de chuuuuûrrrros. Não que precise, mas a escolha também não tem justificativa. Vi nas internet e achei fácil e potencialmente gostoso. Ah!, e muito importante: tinha, em casa, todos os ingredientes, o que significa que não precisei tirar um centavo de réis (que eu não tenho, alias) do meu bolsinho furado.

No vídeo lindo (inclusive, precisamos falar sobre essas receitas de minuto no futuro, tá?), me chamou a atenção os excessos de canela e doce de leite que a receita leva - amo demais essa combinação e sei que o pessoal lá em casa também.

No geral, foi realmente muito fácil. Adoro bater massa nowadays, haha. Me enrolei um pouco na hora do recheio. Achei as quantidades exageradas, daí inventei de reduzir e, com toda a certeza, não atingi o resultado original. Ficou gostoso, mas me deixa puta isso de não seguir tudo fielmente (parece tão gostoso nos vídeos e aí eu mecho e parece que nunca ficará tão gostoso igual, aaahhh que desespero). Aí dei meu jeitinho, derretendo algumas colheres a mais de doce de leite + leite e regando a massa antes de confeitar com o recheio, de fato.

Minha unica critica (que não sei se é resultado de erro pessoal ou falha da receita): a massa é um pouco seca. E deixá-lo na geladeira, por conta do recheio, não ajuda.

Do mais, é bem gostoso. E fácil e rápido de fazer. Sem o recheio (que é a ase de chantilly), é um típico "bolo pra comer com café". Com ele, uma sobremesa chic. Fotica:



A receita original é do Tastemade (um canal que eu recomendo demais pra quem tá na fase do encantamento/início, como euzinha) e pode ser acessada clicando aqui. Também copiei abaixo.


Ingredientes

  • 4 ovos
  • 1 ½ xícara de açúcar
  • ½ xícara de óleo
  • 1 xícara de leite
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 1 colher de sopa de fermento químico
  • 300g de creme de leite fresco
  • 200g de doce de leite cremoso
  • ½ xícara de açúcar de confeiteiro
  • 1 colher de sopa de canela em pó


Preparo

  1. No liquidificador, bater os ovos, o açúcar, o óleo e o leite.
  2. Dispor um uma tigela e juntar a farinha de trigo, 1 colher de chá de canela em pó e o fermento.
  3. Dispor em uma forma redonda untada e enfarinhada. Levar ao forno preaquecido 180 graus por 40 minutos.
  4. Em uma tigela, dispor o creme de leite fresco e o doce de leite e bater com uma batedeira até formar um chantilly. Reservar em uma manga de confeiteiro.
  5. Em uma tigela, misturar o açúcar de confeiteiro com a canela em pó. Reservar.
  6. Quando o bolo esfriar, cortar pela metade com uma faca de pão ou fio de nylon.
  7. Rechear com o chantilly de doce de leite.
  8. Polvilhar por cima a mistura de açúcar de confeiteiro e canela em pó.

2 comentários:

  1. Bolo pro comer com café! <3
    Que delicioso, tô babando com seu blog já.

    ResponderExcluir
  2. Aceito convites pra café com bolo de churros então :)
    (mas eu tento fazer em casa sozinha, também, pra te convidar)

    ResponderExcluir

Comments system

Disqus Shortname